Complexo Hospitalar Unimed Vale do Sinos adquire touca que evita ou reduz queda de cabelo em pacientes com câncer

A touca inglesa, ou Paxman, é um equipamento inovador que ajuda a reduzir os efeitos da quimioterapia na queda de cabelo

Mais um ponto a favor da inovação e tecnologia para o Complexo Hospitalar Unimed Vale do Sinos, que adquiriu a touca Paxman. Conhecido também por touca inglesa, o dispositivo inovador ajuda a reduzir os efeitos da quimioterapia na queda de cabelo. 

O equipamento pode ser aplicado em dois pacientes ao mesmo tempo e é utilizado para reduzir os sintomas da alopecia, que é a queda de cabelo que ocorre durante a infusão de quimioterápicos, revolucionando a maneira como pacientes em tratamento oncológico lidam com a autoestima. “Para alguns pacientes, especialmente mulheres, o cabelo é muito importante e sua queda é um fato que dificulta bastante no início do tratamento”, explica o médico oncologista do Complexo Hospitalar Unimed Vale do Sinos, dr. Andrey Manfro. “A touca permite que a autoestima do paciente seja mantida, que é um fator muito importante, pois o paciente já vem para um tratamento complexo, está fragilizado ou com medo, e esse equipamento é de suma importância para esses pacientes”, completa.

A touca fica conectada a uma unidade refrigeradora que diminui o fluxo de sangue no couro cabeludo, reduzindo a quantidade de droga absorvida pelas células foliculares, prevenindo a queda de cabelo. Isso ocorre porque a quimioterapia tem como alvo as células de divisão rápida em nosso corpo e, como o cabelo está em constante divisão celular, as medicações quimioterápicas podem causar a queda dos fios. Conforme explica Manfro, o equipamento pode trazer um pouco de desconforto. “A touca costuma ser bem tolerada, porém, alguns pacientes podem sentir um desconforto, sensação de dor ou aperto, até mesmo o próprio frio provocando esses desconfortos”, conta.

Segundo Manfro, a touca pode ser utilizada em diversas infusões de quimioterapia, mas não é indicada para todos os casos. “Ela só não é indicada para pacientes portadores de doenças hematológicas, como leucemias e linfomas”, explica. “Existe um risco de evitar a chegada do quimioterápico no couro cabeludo, propiciando o desenvolvimento de metástase, mas a touca pode ser utilizada em qualquer um dos tumores sólidos”, completa o médico.

O serviço é particular, sem cobertura pelo plano.

Leia também

Complexo Hospitalar Unimed Vale do Sinos amplia inovação com novo robô para cirurgias ortopédicasLeia mais

Assine a nossa newsletter